Origen
Proposito
Pilares
Red Internacional
Articulos
Talleres
¿Como Participar?
Cultura de Paz
Escuelas
Artículos de Conciencia 

Consciência Planetária e Educação

 

“Mãe, de vós eu venho, em ti estou e a partir de ti transformo...

Mãe, por ti cresço, aprendo, ensino, evoluo...

Mãe, és o calor e a contenção almejada que busco,

O refugio e o impulso à aventura... Em ti observo e aprendo...

A vida germinada brotando em cada instante, manifestada abrindo caminho pela senda do destino construído dia a dia

Com o alento do som... Melodia sagrada... Natureza expressada...

Mãe Terra, Pachamama, Gaia, Amaitá...

Grande Mãe... “OBRIGADO"

 

O Planeta é nosso lugar...

Podemos entender-lhe o significado?

Vivemos dentro do planeta, somos parte dele, fomos criados com os mesmos elementos que vemos na natureza: água, fogo, ar, terra... Interconectados e integrados. O elemento água é UNO, o mesmo elemento água do mar, do rio, da chuva, é o que corre dentro do seu corpo.

O mesmo elemento ar do vento, furações, brisas, é o que habita e percorre teu corpo... E assim... ÉS DENTRO do planeta...

Somos PARTE do planeta... SOMOS PLANETA...

 

Se conseguimos compreender este olhar, damos uma grande volta, deixaríamos de sentir que caminhamos sobre o planeta, e passaríamos a estar DENTRO da mãe natureza. Entendendo isto, nos daríamos conta que o planeta (e nós), está em um intenso processo de mudança, estamos sempre em estado de mudança, mas há certos momentos em que a mudança é mais intensa, preparando novas etapas.

Como quando uma criança passa a ser jovem, o processo se torna mais fácil quando entende e sabe o que está acontecendo com seu corpo; no entanto, é mais brusco se o nega e repudia..., a vida abre caminho de todas as formas à nova etapa evolutiva e este caminho depende de ti.

O mesmo acontece com o planeta, este está se movendo a uma nova etapa evolutiva e podemos escolher não dar-nos conta e seguir com a atenção para fora de nós, ou nos dar-nos conta e negá-lo, ou dar-nos conta e aceitá-lo... Para assim podermos também desfrutá-lo.

Neste processo de mudança, o planeta está se movendo, girando e preparando para um grande salto quântico que já começou... Muito se mobiliza nos cosmos ante este evento, pois o planeta por sua vez faz PARTE de um grande Sistema, que faz PARTE de uma Galáxia, e ela dentro do Universo!!!... O que acontece aqui mobiliza a totalidade... É um grande presente estar neste momento, neste lugar em que estamos, pois é como poder participar de um grande espetáculo a partir da melhor localização!!!!

Nesta mudança, é importante voltar o olhar a natureza e dar-nos conta do que está se passando, o que nos comunica nossa Mãe. Aceitando que somos parte do planeta, ativamos e potenciamos a mudança.

Nos comunicarmos com o planeta é uma habilidade que trazemos de forma inata ao nascer, ao crescermos, esta capacidade vai se condicionando pelo permanente estímulo social de levar a atenção para fora da pessoa, vamos então, perdendo a capacidade de “escutar”. (ao ponto de acreditar que o planeta e eu somos duas coisas diferentes).

Nisto a Educação desempenha um papel fundamental: DEVOLVER A CAPACIDADE DE ESCUTA. Quando escutas, compreendes e ao compreender começas a atuar em congruência com sua compreensão.

Isso implica aprender a viver em harmonia com o entorno e compreender como funciona a vida da qual faço parte e que me rodeia permanentemente.

Consciência planetária, chamamos assim a capacidade de dar-se conta do que acontece no planeta.

A partir da Educação, trabalhar com a consciência planetária é fundamental, pois a educação é a base, a trilha que leva a uma nova sociedade. Se todos nós dermos nossa contribuição, estejamos em casa, no trabalho, nas escolas, parques, com familiares ou amigos, ajudaremos mais e mais a gerar harmonia em nossa casa: O PLANETA

Sempre estás educando, educar é uma ação que se dá de forma implícita ao encontrar-se dois ou mais seres que se interconectam, então acontecem à magia da comunicação: o intercambio. Dar e receber, ensinar e aprender por sua vez.

O convite a partir da Educação Evolutiva é o de assumir tua função de Educador ou Educadora de forma PERMANENTE, esteja com quem e onde estiver... (Seja ou não docente)... Pois TODOS SÃO EDUCADORES.

 

Um exercício simples para

ativar a capacidade de escuta da Natureza:

(válido para qualquer idade):

1. Detenha-se por um instante, onde estás

2. Respire, dando conta como ingressa o ar por seu nariz, e como sai

3. Sinta, como te chega o ar, e algo mais que o ar... sente o que acontece em ti

4. Observa ao seu redor até que “algo” te chame a atenção

5. Isso que te chamou a atenção, COMTEMPLA-O: observa-o levando toda a atenção

ao seu coração. É como se este algo parasse dentro de seu coração e a partir daí olharás (brincas um pouquinho e viaje dentro de ti, ate chegar ao coração)... Lembre-se de fazer isto com os olhos ABERTOS, pois estás olhando esse algo de fora que chamou a sua atenção.

6. Deixe que aconteça a magia: e logo esse algo, (que observas), e você será parte de uma mesma aventura... Teu ser lhe dá sentido e esse algo dá sentido a ti. Estão unidos e conectados

7. Agora, feche por um instante os olhos e toma uma respiração profunda, integrando toda esta vivencia e exala expandindo-a em todo teu Ser.

8. Solte-a... Certamente estará te dizendo algo... Isso já é parte de ti, e no momento adequando, florescerá. Segue caminhando, observa a sensação que tens e desfrute-a...

Depois de um momento, recomendamos pegar um papel e um lápis e expresse a vivencia, seja desenhando, ou escrevendo. Intencione que seja simples e sintética... A natureza é assim: SIMPLES E BELA.

Fazer este exercício quando tiver uma inquietação, é muito recomendável... é uma forma de falar com tua MÃE... Ela se expressa através da natureza, os sons são seu verbo manifestado, as cores e formas sua luz expressada... Abre-te a senti-la, a vivê-la, a Re encontrá-la.

Nós temos estado compreendendo cada vez mais da geografia, dos reinos e elementos... Tudo conforma um grande ecossistema evolutivo. E cada espaço é para ser desfrutado, respeitado e integrado.

Convidamos-te a seguir aprofundando no vinculo com planeta, e permitir ampliar a consciência deste grande presente de estar DENTRO DELE.

 

Sugestões cotidianas:

 Evite sujar o meio ambiente pode organizar-te com o lixo, isso é um grande exemplo para aqueles que estão contigo observando-te (começando por você).

 Se cruzares com um animal, planta, flor, arvore ou um cristal, sinta-o, sorria-lhe, envia-lhe Amor, dê-lhe graças por estar ali, abre-te para receber seu presente de ser.

 Brinca ao escutar os cantos dos pássaros e a responder-lhes... é muito agradável e liberador... Cantando (assoviando), limpas a mente. 

 Presta atenção ao que compras, talvez haja produtos que consomes que para serem fabricados maltratam nossos irmãos de outros reinos. Sempre há opções mais ecológicas (locais, nacionais, embalagens recicláveis, etc.).

 Observa sua forma de falar, sobretudo na frente das crianças, as vezes o habitual é pouco harmonioso e o verbo fica soando nos ouvidos dos demais, contribuindo na construção da harmonia ou desarmonia.

 Lembre-se de que o que quer que faças IMPORTA MUITO... Porque é parte do tudo... E tudo é parte de ti.

 

Documento pertencente a Rede de Educação Evolutiva. A reprodução é permitida se respeitando a fonte original: Irdinave, Educação Evolutiva.

www.educacionevolutiva.org

Tradução: sandraferris@globo.com

 

 

Para Mayor Información, contactarse a: Info@EducacionEvolutiva.org