Origen
Proposito
Pilares
Red Internacional
Articulos
Talleres
¿Como Participar?
Cultura de Paz
Escuelas
Artículos de Conciencia 

Apoiando a Educação Evolutiva para Todos

Para incentivar e apoiar o desenvolvimento a partir de uma consciência mais alinhada com a transformação que se vive como humanidade, neste momento, é importante lembrar que a educação primeira é em casa, no entorno, no cotidiano, com as pessoas com as quais se convive diariamente... Por isso recomendamos ter em conta alguns aspectos básicos, para que esta convivência esteja em harmonia  com o processo evolutivo do menino ou menina.

Lembramos que estes são somente “toques”, para que cada um possa começar a aprofundar e introduzir-se no sentir a partir daí...

Comunicação:

Incentivar o vínculo a partir do afetivo. Não só com palavras afetivas, como também fazendo com que estas estejam acompanhadas de caricia, um “mimo”, um gesto que transmita Amor sustentando o diálogo seja qual for. Podemos ensinar algo esclarecendo as diferenças, ou compartilhando um pássaro levantar vôo, o que quer que seja sempre veiculando esse diálogo no Amor.

Incentivar passeios, excursões favorecendo situações de desafios na natureza, para que tenham a oportunidade de ensaiar na experiência e vincular-se com a unidade evolutiva planetária.

Padrão educativo:

Auto observar-se PERMANENTEMENTE a Coerência (unindo o falar – sentir – fazer). Não se incomodando em serem “perfeitos”, pois na realidade a perfeição é uma ilusão mental... Importa sermos SINCEROS, e nos relacionarmos a partir da sinceridade, pois sabemos o que gostamos, então podemos dizer: “não é recomendável o caramelo (balas) em excesso para o corpo, eu também gosto. Que tal combinarmos de comê-los menos?” reconhecer que algo é difícil para nós, é um excelente exemplo. Ensinar que alguém pode se equivocar e que se pode remediar, é uma lição de vida.

Jogos:

Os jogos são elementos através dos quais se recria a consciência, se integra e se exercitam padrões de comportamento.

  • Jogos e brincadeiras que ajudam a recriar a consciência:
    • Que potenciam a criatividade (não dar jogos completos em si mesmos). Por exemplo; pedras, madeiras soltar, cores, figuras sem formas concretas. Prover de diferentes tipos de materiais.
    • Jogos que ativam ambos os hemisférios (lógica e abstração). Esta parte é essencial, pois estamos acostumados aos jogos lógicos (encaixes, puzzle, etc.), mas, não aos abstratos (pintura a base de água, areia colorida, pintar em bandejas de areia). São fáceis de criar.
    • Permitir a exploração com ferramentas de arte: instrumentos musicais, plástica, elementos que incentivam o movimento corporal (aro – balões – etc.)
    • Principalmente de materiais nobres: retalhos, madeiras, natureza. (evitar o conceito de “descartável”: ensinar a cuidar – cerâmicas, etc.)

Etapa da Vida:

o    Permitir que a criança cresça e possa explorar a fundo cada ciclo de sua vida.

Para isso é preciso não adiantar nem retardar etapas. Cada etapa da vida é digna de ser vivida e desfrutada, se quando tem 5 ou 7 anos, brinca de “noivo”,  não desfruta dos amigos, se aos 15  se compromete como casal com toda responsabilidade que acarreta, não desfruta do noivado. Quer dizer, cada coisa a seu tempo é bela, nossa proposta é que deixemos as crianças serem crianças e aos jovens serem jovens.

 

o    Evitar jogos bélicos, que despertam a falta de respeito pela vida e ativam a agressividade.

Os filmes:

·         São um elemento de arte muito completo (integra o som, cor, forma, movimento, literatura, etc.), por isso o resultado é muito eficaz na hora de alimentar a alma da criança.

Recomendamos, que os filmes estejam em harmonia com a etapa e consciência que se quer entregar.

As musicas:

·         Integram o som que junto com a letra, são um excelente meio para incorporar referencias.

Recomendamos que estas musicas, sejam livres de dramas e aspectos de identificação com a experiência não correspondente a etapa da criança na consciência evolutiva.

Os posters e imagens:

·         Integram a cor e a forma. A partir do qual irradiam consciência (segundo a imagem).

Recomendamos que estas estejam em sintonia com a etapa e consciência evolutiva.

Acompanhando o ciclo evolutivo das crianças

O ser humano vai se desenvolvendo de forma global na medida em que crescem, as crianças transitam por diferentes etapas, nas quais podemos favorecer a conexão com seu Ser se contribuímos com elementos que lhe permitam ativar seu potencial interno que de forma natural vai se desenvolvendo.

·         0 – 3 anos: integração dos hemisférios.

Favorecer o contato com o cosmos (estrelas, planetas, criação da vida). Integração dos elementos da natureza: Terra, Água, Fogo, Ar. (incentivar o jogo e o experimentar com eles).

3 – 7 anos: consciência Multidimensional

Integração com a natureza através dos reinos: Mineral, Vegetal, Animal, Dévico (fadas, gnomos, seres mitológicos e mágicos). Favorecer o jogo com pedra (minerais), incentivar o cuidado com as plantas e animais, o semear sementes, etc. (acompanhar um processo de vida).


7 – 14: consciência de iluminação – Totalidade

Atenção para o indivíduo encaminhando o olhar para o interior (incentivar a criação de contos, expressão plástica, o vínculo com a musica ou instrumento musical). Integração das raças ( jogar integrando aos diferentes costumes, atividades, etc.) Atividade social, fomentar valores (realizar atividades de  serviço social, desenvolvimento da ecologia, etc.). Assistir com prática de esporte ou expressão corporal, que ajuda e contem o processo de mudanças físicas que nesta etapa se dão com muita rapidez e necessidade de adequação permanente.

14 – 18 anos: Manifestação do Amor universal e consciência de paz

Trabalho com arquétipos (integrando a geometria sagrada como base da criação de todas as formas de vida) abertura a vocação interna, intercambio cultural. Criação de propostas de mudanças. Vínculo com crianças menores e jovens. Integração da vida: essência feminina e masculina. Esportes.

Documento pertencente a Rede de Educação Evolutiva. A reprodução é permitida se respeitando a fonte original: Irdinave, Educação Evolutiva.
www.educacionevolutiva.org

Tradução: sandraferris@globo.com

 

 

Para Mayor Información, contactarse a: Info@EducacionEvolutiva.org